QUEM SOMOS

A Associação de amigos, familiares e portadores de Transtornos de Ansiedade foi fundada em 2004. É uma O.S.C.(Organização da Sociedade Civil), sem fins lucrativos. A APORTA-RS se propõe a ajudar aos familiares e aos portadores de Transtornos de Ansiedade a viverem com melhor qualidade de vida.

Também tem por objetivo, oportunizar aos funcionários de empresas, atividades específicas para minimizar a ansiedade no aprendizado da Informática (cyberfobia e neofobia) e o Estresse Pós-Traumático, causado por algum fator desencadeado no ambiente profissional.

Oferecemos atividades gratuitas aos portadores de Transtornos de Ansiedade e a seus familiares, associados da APORTA-RS, visando aliviar os sintomas causados pelos Transtornos de Ansiedade e assim, ajudando-os a buscar melhor qualidade de vida.



MISSÃO

Preservar e prevenir a Saúde Mental com a consequente melhora na qualidade de vida dos portadores de Transtornos de Ansiedade e de seus familiares, que também sofrem com os sintomas da doença, oferecendo atendimento profissional, multidisciplinar, ético e humanitário.



VISÃO

Ser reconhecida no Rio Grande do Sul como referência no tratamento e prevenção das manifestações de Ansiedade, realizando assim, a Missão estabelecida.



VALORES

- Ética;

- Respeito e valorização do ser humano;

- Solidariedade;

- Voluntariado;

- Responsabilidade Social;

- Competência;



Em 2005 a AMRGS - Associação Médica do RS cedia uma salinha em suas instalações para eventos mensais da Aporta, posteriormente devido a demanda haver aumentado e surgir a possibilidade de abertura de grupos terapêuticos, a ong passou a funcionar na sede do CISAME, oferecendo grupo de Mútua Ajuda e Grupo para Familiares, semanalmente, durante aproximadamente 01 ano, naquela instituição.



Em 2006 foi firmada parceria com SINDEF, que ofereceu em contrato de Comodato a instalações para os grupos Terapêuticos, palestras, eventos, seminários, atendimentos psicológicos e oficinas de informática. Parceria que tem se mantido por 10 anos com total cooperação de sua Presidência e funcionários na divulgação e encaminhamento de associados para nosso atendimento.






PREMIAÇÕES


- Em 2007 inicia parceria do Forjas Taurus, no projeto de Inclusão Digital na Fábrica, recebendo o Prêmio Top Ser Humano 2009 da ABRH-RS e ESARH;

- Em 2009 escolhida em processo seletivo para participar do "Curso de Transparência e Prestação de Contas" na Parceiros Voluntários e BID;

- Em 2010 assinatura de convênio com a Parceiros Voluntários;

- Em 2010, também passa a ser campo de estágio em Psicologia para alunos das faculdades IPA, FADERGS, PUCRS e UNISINOS;

- Em novembro de 2010 recebe da Assembléia Legislativa a Certificação como Instituição voltada à Responsabilidade Social;

- Em 2012 inicia convênio com o Lar da Amizade, oferecendo atendimento psicológico individual e em grupo para idosos, portadores de deficiências e à comunidade adjacente;

- Em novembro de 2012, recebe o Prêmio de Responsabilidade Social atribuído pela Assembléia Legislativa;

- Em dezembro de 2014 completou 10 anos de atividades, com trabalho exclusivamente voluntário, prestando atendimentos a 600 pessoas, em média por ano.



BIÊNIO 2016 - 2018 :: DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Fábio Bottari

Vice-Presidente: Leticia Mitchell Silvestrim

Tesoureira: Carolina Gomes

Secretária: Grasiela Arnold

Conselheira: Grace Aparecida Gomes

Conselheira: Maria Teresinha Garcia



CONSELHO FISCAL

Adão Jorge Vasconcelos

Milton Moura

Luis Juan Castagnini



COMITE CIENTÍFICO

Djúlia Piezoran

Daniela Nissola Dannenhauer

Carlos Eduardo Durgante



Conheça os Voluntários Profissionais que trabalham conosco

Adão Jorge Vasconcelos dos Santos

Graduando em Psicologia na FADERGS. Técnico em Radiologia, funcionário da prefeitura de Porto Alegre - Hospital de Pronto Socorro, atuano Lar da Amizade e secretário na Gestão administrativa da AportaRS(2014-2016).

Carlos Eduardo Durgante - CRM 15879 - RS

Médico especializado em Medicina Interna pela UFSM e especializado em Geriatria e Gerontologia pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, escritor e professor de pós-graduação do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato de Porto Alegre. Membro do Comitê Científico da AportaRS.

Carolina Gomes

Graduanda em Administração na Faculdade Estácio de Sá.Técnica e Instrutora de Informática, com formação pela Fundação Pensamento Digital; Atuou como instrutora de Informática na Fundação Taurus no projeto Inclusão Digital na Fábrica e na AportaRS em especial para idosos. Fornece-nos suporte de informática, na divulgação e manutenção do site.

Cesar Griguc

Graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS e pós-graduado em Controladoria pela UFRGS. Profissional de Finanças com mais de 20 anos de experiência na área, trabalhando em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.Atua no setor administrativo da AportaRS.

Elaine Regina Koeche

Graduada em Ciências Contábeispela FAPA. Trabalhou na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre no setor financeiro, aposentada; Voluntáriana AACD - Associação de Assistência a Criança Deficiente no setor de recreação e atua no setor administrativo da AportaRS.

Fábio Bottari - CRP 07/15428

Psicólogo graduado pela PUCRS. Pós-graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Fernando Pessoa; Psicólogo Clínico em consultório particular e clínica multidisciplinar nas modalidades individual, casal e familiar; Avaliação Psicológica (Psicodiagnóstico) e Supervisão Clínica para profissionais; Psicólogo Escolar com oficinas para alunos, palestras para pais e professores, formações pedagógicas e consultoria; Na AportaRS, realiza Plantão Psicológico, Psicoterapia Individual, Psicoterapia de Grupo e Supervisão de estágios curriculares.

Grasiela Arnold – CRP 07/22912

Psicóloga graduada pela FADERGS, com ênfase em Clínica. Especialista em Cardiologia através da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde e Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária em Cardiologia. Fez estágio curricular no Lar da Amizade e na AportaRS, atualmente atua como coordenadora do grupo de Mútua Ajuda e realiza atendimentos no Plantão Psicológico.

Grace Gomes – CRP 07/15702

Psicóloga graduada pela PUCRS. Psicoterapeuta individual, de casais e grupos, com Enfoque na Abordagem Centrada na Pessoa, com formação pelo Instituto Humanitas de Psicologia; Psicóloga Comunitária e Supervisora de Estágio junto ao Lar da Amizade (Abrigo para Cegos e Idosos Carentes); com experiência no trabalho institucional em (SASE); Psicóloga do trabalho junto a Realiza Medicina Ocupacional; Pós-Graduada em Biodança com certificação pela International Biocentric Foundation (IBF)1462. Atua como coordenadora do grupo de Biodança e Presidente da AportaRS (2010 até 2016).

Ivone Feijó Ribeiro – AGATEF 157

Psicopedagoga graduada pela PUCRS. Terapeuta de Família e Casal no Pronto Psiquiatria CISAME – Centro Interdisciplinar de Saúde Mental, Clínica São José e consultório particular. Uma das fundadoras da associação, responsável por sua abertura no Rio Grande do Sul, em 2004, atualmente, Presidente Honorária da AportaRS e membro do Conselho Fiscal.

Letícia Mitchell Silvestrim – CRP 07/17571

Psicóloga graduada pela PUCRS. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Psicologia. Graduanda em Psicologia Organizacional pela FADERGS. Supervisora de estágio curricular no Lar da Amizade na AportaRS realiza Plantão Psicológico e coordenadora do grupo para portadores de Transtorno de Pânico.

Luis Juan Castagnini – IBF 1408

Facilitador do Sistema Rolando Toro de Biodanza, formado pela Escola de Biodanza de Porto Alegre® - Rio Grande do Sul, filiada à IBF - International Biocentric Foundation; consultor, palestrante, Coach e Administrador com longa experiência em TI. Nos últimos 10 anos, participou na implantação de sistemas integrados de administração (ERP) implantados em mais de 60 empresas. Atua como facilitador no Sistema Biodanza em grupos regulares, com deficientes mentais e físicos, workshops e eventos, em empresas, instituições públicas e de ensino; facilitador de Biodança junto ao Lar da Amizade e Conselheiro Fiscal da AportaRS.

Milton Moura

Técnico em Contabilidade. Bancário aposentado pelo Banco Meridional, onde foi gerente administrativo. Na AportaRS atua no setor administrativo e membro do Conselho Fiscal (2014-2016).

Muciano Niederauer Dias - OAB/RS 23529

Advogado, Economista e Consultor de Recursos Humanos; foi Diretor de Recursos Humanos da Forjas Taurus; Presidente Executivo da Fundação Taurus; Presidente Fundador da ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos), atualmente Conselheiro da mesma; Diretor da Consulter Profissionais Associados Recursos Humanos; Vice Presidente do Instituto LABOR e Conselheiro Fiscal da AportaRS.

Rogério Rocha - CRM 18347

Médico especializado em psiquiatria atende no Pronto Psiquiatria CISAME e em consultório particular. Foi um dos fundadores da Associação, responsável por sua abertura no Rio Grande do Sul, em 2004. Atualmente é membro do Comitê Científico.

Solange Zottis

Professora de Letras graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Ângelo. Uma das primeiras voluntárias da AportaRS, trabalhando com o marketing e divulgação.

Teresinha Nosari Garcia - CRP07/24384

Graduada em Direito pela PUCRS e Psicologia pelo IPA; Pós-Graduada em Gerontologia Social (PUC) e Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais (CEFI). Trabalhou no TRF4 Região e atualmente atua na AportaRS como Psicóloga coordenando grupos de Jovens e Adultos



Estagiários